Dicas para selecionar as fotos para o álbum.
Selecionar as fotos para o álbum pode ser um verdadeiro desafio para os casais.
São tantas lindas fotos que escolher apenas uma fração pode parecer difícil ou até injusto. Poxa vou ter que deixar tantas de fora.
Ao longo desses anos de trabalho com casamentos e casais eu desenvolvi uma estratégia que pode te ajudar. Além disso vou te dar algumas dicas, que sobre a ótica de um profissional, deixam as coisas mais objetivas.
Acredite. Se você entender o que tenho para te falar você verá seu álbum e o objetivo dele de outra maneira e isso certamente irá te ajudar.
Antes de mais nada me deixa te falar como eu entendo um álbum e a função dele hoje em dia.
Nessa era do digital muitas vezes tendemos a privilegiar a quantidade no lugar da qualidade. Mas eu te digo que você pode ter os dois.
Não que você vai ter fotos ruins, mas que você pode ter fotos boas em quantidade mas também uma seleção com as melhores das melhores separadas.
Agora que tal colocar as melhores impressas com a máxima qualidade e diagramadas para que além de lindas imagens e lembranças também contém uma história.
Mas não podemos deixar que essa história seja maçante e vença no cansaço. A boa história é aquela que conta tudo. Conta bem e que fica com um gostinho de quero mais.
Aí está. Esse é nosso objetivo. Eu vou te ajudar a chegar lá.
Para tanto vou enumerar algumas dicas para que você faça essa seleção com tranquilidade.
Tá bom. Tranquilidade é demais. Mas pode ser divertido isso eu garanto.
1. Não perca tempo.Faça a seleção o mais rápido possível. Isso quer dizer que assim que você recebe suas fotos. Ali de 1 a 3 semanas depois do casamento já se programe para começar a seleção. Não protele.
Falo por experiência própria. Quanto mais tempo você esperar mais difícil a tarefa vai parecer.
Imagine que conforme o tempo passa algumas das lembranças também vão enfraquecendo. Os detalhes vão se perdendo.
Essas lembranças podem e vão te ajudar a saber o que não pode faltar e o que vem depois do que.
O quanto antes você selecionar será melhor e antes você recebe seu álbum. E posso te garantir que seu fotógrafo tá tão ansioso quanto você para ter esse álbum entregue.
Então. Hoje é melhor que amanhã. Comece já.
2. Pré seleção.Chegou a hora. E isso vai ser incrível.
Para mim, saber que fazemos as coisas um passo de cada vez ajuda bastante quando nos deparamos com grandes tarefas.
Vamos começar a organizar as coisas.
Meus clientes selecionam as fotos online em uma galeria. Podem selecionar no celular, computador ou tablet mas o que vou colocar aqui serve para seleção em pastas perfeitamente.
Separe as fotos que você mais gostou. Sem se preocupar com quantidade. Apenas diminua o universo de fotos que você tem.
Aqui você pode ou não ser criterioso. Isso vai de cada um. O que eu indico é fazer de maneira leve. Olhou para a foto e gostou. Coloca, sem pensar muito.
3. Ordem cronológica.Escolha as fotos de todos o momentos do casamento. Não deixe nada de fora. Pelo menos nesse momento.
Faça essa seleção do começo para o fim. Isso ajuda a entender melhor a história que foi contada.
Esse é também um dos fatores em que fazer a seleção rápido também ajuda A memória está fresquinha.
Mais uma vez eu reforço. Não deixe nenhum momento de fora. Alguns casais tendem a não colocar fotos da decoração. Essas fotos servem muito bem para localização da história. Mais na frente vou explicar isso direitinho.
4. Qualidade > quantidade.A ideia aqui é contar a história e mostrar ela da melhor e mais linda maneira possível. Correto?
Agora é a hora da dor. Não, Brincadeira. Aqui você realmente entende o valor de cada imagem e seu poder de síntese.
A fotografia como uma arte visual, é tão importante na história da humanidade pelo seu poder de contar tanto em tão “pouco”. Com apenas uma imagem.
Por exemplo, uma foto perfeita da saída do casal pode ser capaz de contar muito. A felicidade do casal, o arroz que foi jogado, os amigos e familiares convidados, o sorriso dos pais, as crianças se divertindo ali junto. O casamento foi a noite ou de dia, e a fachada da igreja.
Olha só o tanto de coisa presente. E só precisamos de uma imagem para dizer tudo isso.
E te digo mais. Tem mais coisa aí. Sabe-se que podemos lembrar do cheiros com muita facilidade. Essa imagem pode trazer lembranças ainda mais imateriais como o cheiro dos sparkles usados.
Por isso a fotografia é incrível. Ok deixa eu voltar aqui.
Chegou a hora de selecionar de verdade. Minha dica aqui é procurar aquela imagem especial do momento.
Você pode pensar assim. Uma foto mais emocionante e duas de detalhe do momento.
Essa parte pode até ser difícil mas é preciso que façamos.
5. Não repita fotos.Essa dica vale para as fotos dos convidados. Eu tenho certeza que você quer incluir as pessoas que você ama no seu álbum.
No momento de escolher as fotos dos familiares seja objetivo. Vamos tentar ao máximo repetir o menos possível.
Com as fotos dos pais. O que acha dessa ideia? Uma foto com o casal e os pais da noiva, Por exemplo, e uma a noiva com eles mas essa com um abraço mais apertado. Mais espontânea. Assim temos mais história.
Temos a foto principal (detalhe) e a foto abraçado (emocional)
Para as fotos dos padrinhos e amigos eu indico escolher as fotos posadas para registrar a presença deles e essas tente não repetir as pessoas. Se a pessoa repete nas fotos escolha, se possível, a mais relevante.
As demais fotos você tem em seu arquivo digital. Você pode até imprimir para guardar ou presentear. Esse é a grande vantagem do digital.
6.Emoção e detalhe.Esse ponto eu até já falei no ponto anterior.
Uma maneira que gosto de usar para selecionar e decidir quais fotos vão em cada página é escolher uma foto emocional e uma ou duas de detalhes da mesma história.
Isso é importante porque ajuda o diagramador a contar a história melhor. Imagine que apenas uma foto do momento pode dificultar na montagem pois será necessário colocar imagens de outros momentos para completar a página.
É claro que aquelas fotos lindas e especiais podem entrar em página inteira. A famosa panorâmica.Mas não dá pra fazer um álbum completo de panorâmicas.
7. Aprovação deve ser sua.A não ser que tenha entrado em acordo com seu diagramador a aprovação final deve ser do casal.
As fotos foram bem escolhidas. Nada demais nem de menos e os momentos fazem sentido. Então estamos encaminhados para um lindo layout.
Eu indico deixar também a escolha do diagramador incluir ou excluir alguma foto que ele ache necessário. E que ele lhe diga o que foi feito.
O álbum é seu mas, o profissional faz isso a bastante tempo e estuda o assunto. Tenho certeza que ele pode ver alguma coisa que você não percebeu.
Na dúvida pergunte o motivo das mudanças. Assim você pode até mesmo entender e apreciar melhor o resultado final.
8. Atemporal.Essa deve ser a maior busca dos estudos dos diagramadores na minha opinião.
Aqui aquela frase faz muito sentido. “Menos é mais”. Queremos um álbum que seja lindo hoje e daqui a 80 anos.
As bordas e margens também ajudam a contar e definir importância as coisas.
O objetivo é fazer que ver o álbum seja leve e divertido. Para isso as imagens podem ter tamanhos diferentes. Isso faz com que o olhar seja conduzido pelo álbum destacando de maneira planejada cada imagem.
Aquela foto linda com uma margem branca funciona como o quadro da monalisa no museu do Louvre. Onde ele fica sozinho com uma parede imensa assim ele fica em destaque.
Desta forma o álbum fica com uma leitura dinâmica e com elegância.
Conclusão.Aprendemos aqui que a escolha das fotos pode ser uma tarefa prazerosa e precisa ser feita de maneira objetiva. Sem olhar apenas para o gosto, mas deve ser o momento da decisão de como iremos contar a história.
Bom gosto é fundamental. Confie também no profissional. Ele com certeza quer o álbum mais lindo pois ali está o suor dele também.
Se falta escolher suas fotos comece já.